segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

TREIDAR PRA QUE?

O nome do blog " Treidar pra que? " é uma brincadeira em tom de provocação, justamente para chamar a atenção dos leitores.
Sou um entusiasta da Análise Técnica e acredito que possamos ganhar bastante dinheiro com trades curtos no mercado financeiro, principalmente com os derivativos.

Porém a grande maioria dos traders não poderiam ser traders, pois têm outra profissão principal. Além de não poderem se dedicar com muito afinco às operações, não podem se dedicar como deveriam aos estudos.
Então penso que esses traders que não podem operar de forma "profissional" deveriam buscar operações mais longas com o perfil de investidor pois terão muito mais lucro com menos stress.

Outro ponto importante é o limite de liquidez, mesmo o trader profissional não vai conseguir ficar "treidando" com capitais maiores tanto em ações ou com derivativos. A medida que o capital aumenta fica cada vez mais difícil entrar e sair, principalmente "estopar" no ponto pré-determinado no seu plano de trade, os "slipages" ficam cada vez maiores e acabam com a expectativa matemática que o trader observou no back-test de seu setup.
E ainda vamos precisar de um porto seguro para os ganhos e seu capital maior, pois não vamos querer colocar em risco todo o capital destinado a renda variável.
Não gosto de trades de longo prazo como os Position, pois dependem de mercado direcional, e com mercado direcional qualquer coisa funciona, até mesmo buy and hold sem critérios.



Concluindo: se conseguirmos fazer direito, estudar bastante, escolher um método, elaborar um plano, utilizar manejo de risco e tivermos o controle emocional para seguir tudo isso fielmente, acredito que estamos prontos para fazer trades de curto prazo. Até um limite de capital operacional de +- R$200 mil, o que passar disso deveria ir para uma carteira de longo prazo.

E para quem ainda não está "pronto"  ou não pode se dedicar o tanto que gostaria ou deveria recomendo que fique somente no perfil de investidor.

Mas atenção, longo prazo não significa simplemente escolher um ativo que gostamos de operar e fazer um simples "buy and hold". É necessário iincluir no seu método os temas propostos à discussão neste blog:
 
- ATIVOS BEM SELECIONADOS PELA ANÁLISE FUNDAMENTALISTA,
- CARTEIRA BEM MONTADA PELA ANÁLISE QUANTITATIVA,
- E DEFENDIDA COM HEDGE DIRECIONAL,
- COM REBALANCEAMENTOS PERIÓDICOS.
  
Em outros posts vou falar um pouco sobre rentabilidade e passar a demonstrar operações em tempo real pra vocês poderem acompanhar.
sds

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Nenhum comentário:

Postar um comentário